main section

main content section

A Wireless Networks Global Solutions

A WiNGS Telecom fornece soluções completas de engenharia, desenvolvimento de software e serviços para redes celulares, Wi-Fi, sistemas ponto a ponto e multiponto, satélite e radiodifusão.

Nossos clientes são operadores de telefonia fixa e celular, empresas de radiodifusão, fornecedores de equipamentos rádio, prestadores de serviço de comunicação via satélite, provedores de internet banda larga e empresas que utilizam a comunicação sem fio como diferencial estratégico.

Desenvolvemos projetos de rede para as maiores operadoras de comunicação fixa e móvel do país.

Participamos de comissões de estudos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de grupos de trabalho da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Temos o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Realizamos projetos de comunicação para áreas especiais, como as coberturas de plataformas de petróleo e de metrôs.

Fundada em dezembro de 2001, a WiNGS Telecom tem uma ligação estreita com universidades, centros de pesquisa e consultores na área de telecomunicações, o que garante sintonia com as mais modernas tendências e tecnologias.

Equipe

Contamos com um time de engenheiros de telecomunicações e profissionais de TI altamente especializados, com grande experiência em desenvolvimento de sistemas, regulamentação e normatização de telecomunicações, tecnologia GIS, projetos de redes sem fio e testes de campo. Nossos profissionais têm sólida formação acadêmica - muitos com mestrado e doutorado - e experiência de mais de 10 anos em operadoras e fornecedores no segmento de Telecom.

Parceiros

A WiNGS Telecom conta com parceiros estratégicos nas diversas áreas de atuação para garantir a melhor qualidade nos serviços oferecidos a seus clientes. São eles:

    • logo PUC-Rio
    • logo CETUC
    • logo BNDES
    • logo Finep - Inovação e Pesquisa
    • logo Faperj

Rede Wi-Fi PUC-Rio

Utilizando sofisticadas tecnologias de segurança, garante acesso móvel à internet para alunos, professores e funcionários no campus da universidade.

A rede da PUC-Rio, projetada e implementada pela WiNGS Telecom, faz uso das mais sofisticadas tecnologias de segurança: o padrão de comunicação IEEE 802.1X com criptografia, e certificados digitais exclusivos para os membros da comunidade acadêmica e de pesquisa. Inicialmente, foram instalados 10 pontos de acesso, que alcançam os dois maiores prédios e auditórios, além da Biblioteca Central. No sistema atual, contamos com cerca de XX pontos de acesso, garantindo cobertura através de todo o campus.

Os usuários de laptops e handhelds que não tiverem a tecnologia Wi-Fi instalada em suas máquinas poderão utilizar cartões de acesso, disponíveis para empréstimo na biblioteca.

A rede também beneficiou a comunidade acadêmica, já que foi utilizada para pesquisa acadêmica do projeto "Engenharia de Redes e Serviços em Banda Larga".

A cerimônia de inauguração aconteceu entre as 16 e 17h do dia 26 de Junho de 2004, em frente ao prédio do Rio Datacentro(RDC), localizado no campus da PUC-Rio, e contou com as presenças do Magnífico Reitor, padre Jesús Hortal Sánchez, S.J. e da professora do CETUC e presidente da WiNGS Telecom, Marlene Sabino Pontes, além de professores e alunos da Universidade.

Wi-Fi PUC-Rio

Projeto de comunicações sem-fio nas plataformas de petróleo

As comunicações sem fio são fundamentais para a segurança dos trabalhadores nas plataformas oceânicas de exploração de petróleo. Só assim eles podem ser avisados em caso de emergência, ou até da necessidade de evacuação de determinados locais.

Essas comunicações são extremamente difíceis devido ao ambiente metálico das plataformas, que gera restrições à propagação do sinal de rádio.

A WiNGS Telecom já elaborou e entregou 10 projetos completos de cobertura para plataformas da Bacia de Campos.

Assim, esteja onde estiver, mesmo em locais confinados, qualquer trabalhador a bordo das plataformas poderá comunicar-se, receber avisos e informações.

Plataforma de petróleo

Projeto de cobertura celular no Metrô do Rio

Procurando oferecer o melhor serviço a seus assinantes, é preocupação das operadoras de telefonia móvel que seus usuários possam estar sempre conectados e acessíveis. Isso não era possível quando o usuário de celular do Rio de Janeiro entrava em uma estação subterrânea do Metrô.

Projeto pioneiro no Brasil (primeiro e único Metrô subterrâneo com cobertura celular no país), a WiNGS Telecom, contratada por uma operadora de telefonia celular, projetou e participou da implantação de todo o sistema de cobertura celular da Linha 1 do Metrô Rio.

Atualmente, os assinantes podem receber e gerar ligações, tanto nas estações como durante a viagem no interior dos trens, inclusive nos túneis. A qualidade dos projetos da WiNGS Telecom permite que o usuário fale, sem interrupção da chamada, durante toda a viagem.

WiNGS Telecom avalia a conformidade das estações transmissoras

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu, por meio da Resolução n° 303, em julho de 2002, limites de exposição às radiações não ionizantes emitidas por estações transmissoras de radiocomunicação, como as Estações Rádio Base (ERB) do Serviço Móvel Pessoal, e as estações do Serviço de Radiodifusão (AM, FM, TV).

De acordo com a Agência, o licenciamento de cada estação transmissora requer a elaboração de um Relatório de Conformidade. Diversas Prefeituras Municipais, por sua vez, exigem avaliações específicas para autorizar a operação das estações.

A WiNGS Telecom já elaborou cerca de 3 mil Relatórios de Conformidade utilizando metodologia própria de análise, aprovada pela Anatel e por diversas Prefeituras. Nossa equipe tem experiência acumulada na área e conta com um processo automatizado de geração de relatórios, garantindo os melhores prazos de entrega.

Se a sua empresa ainda não está em linha com as normas da Anatel, entre em contato conosco.

Selo FINEP de Inovação Tecnológica

A WiNGS Telecom conquistou em 30 de setembro de 2004 o selo FINEP de Inovação Tecnológica por ter se destacado na categoria "Pequenas Empresas" da Região Sudeste, tendo ficado com a terceira colocação. A empresa foi uma das 15 finalistas nas cinco categorias do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2004, de um total de 149 instituições inscritas na Região Sudeste.

Dentre as características que credenciaram a WiNGS Telecom a figurar entre as principais inovadoras de 2004, a FINEP ressaltou:

  • - A empresa possui nove patentes registradas;
  • - Investe 30% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, setor em que aloca 20% de seu pessoal;
  • - Os produtos inovadores lançados no mercado há menos de três anos geraram 59% do faturamento.

A FINEP reconheceu o caráter inovador da WiNGS Telecom nos projetos de cobertura celular do metrô do Rio de Janeiro e na cobertura de dez plataformas oceânicas da Bacia de Campos, além do complexo projeto de cobertura Wi-Fi do campus da PUC-Rio.

Prêmio Finep de Inovação

Certificações

Sendo uma empresa que sempre busca excelência, a WiNGS Telecom sempre se preocupa em buscar certificações nacionais e internacionais de qualidade, para que seus clientes tenham absoluta certeza de que suas soluções oferecem o máximo desempenho.

Após auditoria do Bureau Veritas Certification - BVQi -, o Sistema de Gestão da WiNGS Telecom recebeu em 19 setembro de 2006 o aval de qualidade, e foi certificado segundo os critérios da Norma ISO 9001-2000. Saiba mais sobre a certificação clicando aqui.