main section

main content section

Incentivo para uma empresa inovadora

27/09/2004 - Série Estudos

A lista de finalista do prêmio FINEP de inovação tecnológica 2004 inclui a WiNGS Telecom, carioca, especializada em comunicação sem fio. Entre 149 candidatas, a empresa foi escolhida como destaque na categoria pequenas empresas o que já lhe confere o selo de inovação da FINEP.

As vencedoras em todas as categorias (Processo, Pequena Empresa, Grandes Empresas, Produto e Instituição de Pesquisa) serão conhecidas no próximo dia 30 de setembro. A escolha é feito por uma comissão que reúne representas do governo, da indústria e de instituições de ensino.

Antes de ter uma personalidade própria, a WiNGS Telecom foi uma unidade de negócios da DSC Telecom que se tornou uma operação independente no começo de 2001. Duas áreas importantes de negócios são exploradas pela empresa.

A maior é a prestação de serviços para desenvolver projetos que respondeu, em 2003, por 70% das receitas totais. Neste mercado, a empresa avalia padrões de tráfego, as características demográficas e as características climáticas da área a ser coberta.

A Wings Telecom também projeta e implementa a cobertura de redes wireless em locais especiais tais como shopping, túneis e estações de metrô, provendo cobertura de altíssima qualidade, no menor tempo possível, preservando os investimentos realizados pelo cliente.

Outros serviços propostos pela WiNGS Telecom incluem projetos de migração de tecnologia celular TDMA, CDMA e iDEN para os ambientes CDMA 2000, GSM, GPRS. Análise de interferências; projeto, implementação e operação de WLA; redes de satélites também fazem parte do escopo de atuação da empresa.

Entre os trabalhos de referência desenvolvidos pela WiNGS Telecom destacam-se projetos para recebimento chamadas em locais de difícil acesso. Um bom exemplo foi o que permitiu os assinantes da ATL, uma das operadoras que existem debaixo da bandeira Claro, receberem ligações telefônicas dentro do metrô carioca.

Outro contrato visando objetivos semelhantes foi fechado com a Petrobrás. A proposta foi permitir a comunicação sem fio com funcionários lotados em plataformas submarinas de produção de petróleo em locais de difícil acesso como a bacia de Campos, no norte fluminense.

A segunda fonte de receitas importante da Wings Telecom é a venda de licenças de software para grandes operadoras e também fornecedores como Alcatel, Motorola, Siemens entre outras. O carro chefe é a ferramenta Wings Planner, concorrente do Planet, da Marconi, voltada para o cálculo de enlace ponto-a-ponto e backbones de redes celulares.

Já o software WMP (Wings Management Platform) é voltado para o gerenciamento de redes celulares e fixas. Permite ao cliente adicionar módulos de acordo com a sua necessidade (configuração, inventário, planejamento de cobertura de rede). Interface web, facilidades de informações georeferenciadas e interface com HP Openview e MPRG são outras facilidades disponíveis no produto.