main section

main content section

Finep Financia Criação de Software para Projetos de Redes WiMax

03/10/2005 - Marineide Marques - Telecom Online

A consultoria WiNGS Telecom e o Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-RJ foram contemplados com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para desenvolver um software para a elaboração de projetos de redes WiMAX.

O programa deve oferecer recursos de cálculo de cobertura e análise de interferência, de forma a permitir o melhor posicionamento das antenas. Além disso, o software realizará os cálculos assegurando o uso mais eficiente do espectro eletromagnético, em linha com a regulamentação a ser adotada pela Anatel.

O projeto prevê a criação de um banco de dados com informações técnicas sobre todos os equipamentos disponíveis. Essas informações serão interpretadas e utilizadas pelo software nos projetos de cobertura.

Atualmente, os softwares usados em projetos de redes WiMax no Brasil são importados. O consórcio tem um ano para finalizar os estudos.

Na parceria, a PUC entra com os recursos de informática e de laboratório para suporte ao projeto, enquanto a WiNGS Telecom entra com a equipe técnica.