main section

main content section

Marlene Pontes, presidente da WiNGS Telecom, coordenou painel na Telexpo 2005

10/03/2005

Os participantes da Telexpo 2005 lotaram o Auditório 3 no primeiro dia de evento (terça-feira, 1o de março) para acompanhar as palestras do seminário "A Banda Larga Sem Fio Já Chegou".

Marlene Pontes coordena painel na Telexpo 2005

Coordenado pela presidente da WiNGS Telecom, Marlene Pontes, o painel focou os debates em torno de algumas das principais tecnologias sem fio da atualidade, com destaque para WiMAX e Wi-Fi e sua convivência nos próximos anos. A questão, como colocou Marlene Pontes, não é "WiMAX ou Wi-Fi", mas sim "WiMAX mais Wi-Fi". Os dois padrões são complementares, o primeiro servindo como backbone para interligação das redes Wi-Fi.

painel na Telexpo 2005

O encontro teve ainda as participações de Mohammad Shakoury, vice-presidente de Marketing do WiMAX Fórum, que falou sobre o desenvolvimento do padrão WiMAX, suas aplicações e integração com outras tecnologias; Francisco Carlos Giacomini Soares, gerente-geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel, que trouxe as últimas novidades da Anatel sobre a regulamentação do espectro para a banda larga; Waldo Russo, presidente da Union Engenharia, que mostrou algumas aplicações e oportunidades de negócio que a tecnologia WiMAX vai proporcionar a empresas brasileiras; Luiz da Silva Mello, professor do CETUC/PUC-Rio e Bergson da Silva Costa, da área de Telecomunicações da Petrobrás, que apresentaram estudos de caso da implantação de redes Wi-Fi em suas respectivas instituições e deixaram claro a importância do projeto para garantir cobertura de qualidade e segurança para a troca de dados.