main section

main content section

Projeto de renovação da rede de comunicações por satélite do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

31/07/2008

Em função do aumento do tráfego aéreo no Brasil, da necessidade de implantação de novos serviços de apoio ao controle e à navegação aérea de acordo com normas internacionais da ICAO, além da indispensável atualização provocada pela evolução da tecnologia, a Força Aérea Brasileira, através do DCEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo - fará a renovação completa de sua rede de comunicações baseada em transmissão por satélite.

Essa renovação implicará, além da substituição dos atuais equipamentos por outros de tecnologia atual, também na integração dos inúmeros serviços de apoio ao tráfego aéreo hoje circulando por redes diversas. Essa integração provocará uma melhora significativa na qualidade desses serviços, permitindo ainda a racionalização de seu gerenciamento através de uma plataforma centralizada.

Envolvendo todo o território brasileiro, e as inúmeras unidades da Aeronáutica dispersas pelo país, o projeto é de importância vital para a segurança e o controle da navegação aérea sobre o Brasil, e para o escoamento do crescente tráfego de aeronaves brasileiras e estrangeiras circulando nesse espaço aéreo. Sua implantação terá reflexos significativos também no conforto para os passageiros e na redução de custos das companhias aéreas, pois permitirá uma redução no tempo de espera em aeroportos e no ar, hoje comuns.

Devido a sua importância e aos requisitos de alta especialização envolvidos, a WiNGS Telecom, juntamente com sua parceira Union Engenharia, foram contratadas para a elaboração do projeto da nova rede TELESAT pelo Centro de Estudos em Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, instituição detentora do contrato principal com Força Aérea, através da CISCEA.

O Projeto completo da rede por satélite, incluindo levantamento da rede atual, suas necessidades e serviços a serem integrados, especificações e estimativa orçamentária para a futura compra dos equipamentos, foi executado e entregue no período de janeiro a julho de 2008.