main section

main content section

WiNGS Telecom apresenta trabalho sobre eficiência de uso do espectro na Telexpo 2006

13/03/2006

No último dia 9 de março, a presidente da WiNGS Telecom, Marlene Pontes, falou durante o painel "Espectro - A Importância da Boa Gestão - Função das Novas Tecnologias" na Telexpo 2006, coordenado por Francisco Giacomini Soares, gerente geral de Certificação e Engenharia do Espectro, da Anatel.

Marlene destacou o estudo que a WiNGS Telecom realizou em 2004 para a Anatel contendo metodologias para a avaliação técnica do uso eficiente do espectro. Foram apresentados cálculos relacionados com algumas das alternativas propostas pela WiNGS Telecom à Agência, como nos casos de enlaces ponto-a-ponto e cobertura ponto-área e radiodifusão. A presidente da WiNGS Telecom também demonstrou que o uso de software especializado é imprescindível para realizar os cálculos necessários para avaliar o grau de eficiência de cada sistema rádio.

Marlene Pontes alertou também para a qualidade dos projetos de engenharia, lembrando que em muitos casos são feitos sem preocupação em otimizar aspectos que podem minimizar a geração de interferência prejudicial. Quando feitos seguindo regras de "boa engenharia" e com as ferramentas técnicas adequadas (software), podem alcançar uma eficiência no uso do espectro até 100 vezes superior à de projetos que não consideram estes princípios.

O painel contou também com as presenças de Luiz da Silva Mello, professor da PUC-Rio, Martha De Cunha de Killian, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Spectrocan, e Emilio Loures, gerente de Programas de Tecnologia da Intel.