main section

main content section

Projeto de rede comunitária sem-fio da WiNGS selecionado no Canadá

15/12/2006

Em breve, toda a comunidade do Morro dos Macacos, localizada no bairro de Vila Isabel (RJ), poderá acessar a Internet através de rede wireless (sem fio). Com o projeto executado pela WiNGS Telecom, a Dinamicoop, cooperativa popular de serviços de informática, como a WiNGS Telecom também premiada pela FINEP em 2006, no segmento de Inovação Social, formada por jovens do Morro dos Macacos, teve sua proposta entre as 15 selecionadas de um total de 94 enviadas para o edital "Fortalecimento e articulação de redes comunitárias e sem fio na América Latina e Caribe".

A Dinamicoop receberá equipamentos que permitem a criação de uma rede sem fio com raio de 5 km. da qual escolas públicas, associação de moradores, posto de saúde e centros comunitários serão os primeiros beneficiários. Na segunda fase, a conexão à Internet será levada às casas dos moradores da comunidade.

"Vamos reutilizar computadores considerados antigos como terminais domiciliares. A tecnologia... vai viabilizar o sonho do computador pessoal em casa para milhares de moradores, e isso utilizando rede wireless", afirma Leandro Farias, Diretor Presidente da Cooperativa.

O edital "Fortalecimento e articulação de redes comunitárias e sem fio na América Latina e Caribe" foi promovido pela Fundación EsLaRed, Network Startup Resource Center - NSRC e Instituto para a Conectividade das Américas - ICA, e recebeu propostas de 21 países. As propostas foram avaliadas segundo critérios de relevância, inovação e viabilidade.

O apoio da WiNGS Telecom à iniciativa da Dinamicoop não se resumirá, entretanto, à contribuição com a elaboração do projeto da rede sem fio e sua implantação, mas, através de seu braço social, o Instituto Saber Incluir, implantaremos unidade de capacitação em uso da informática na comunidade do Morro dos Macacos, com certificação para os usuários, permitindo assim a melhoria de suas condições de empregabilidade, e da qualidade de vida em geral, através do acesso à informação e aos serviços hoje disponíveis na web. A idéia é de também capacitar os jovens da Dinamicoop para realizarem a manutenção da infra-estrutura local.