main section

main content section

PUC-Rio inaugura rede Wi-Fi

01/07/2004 - B2B Magazine

A PUC-Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, inaugurou, no último dia 28, sua primeira rede sem fio - Wireless Fidelity (Wi-Fi), que viabiliza o acesso de alunos, professores e funcionários à internet e à intranet da Universidade a partir de seus laptops e handhelds.

A rede da PUC-Rio, projetada e implementada pela WiNGS Telecom, prioriza a segurança ao utilizar tecnologias como o padrão de comunicação IEEE 802.1X, com criptografia, e certificados digitais exclusivos para os membros da comunidade acadêmica e de pesquisa. Inicialmente, foram instalados 10 pontos de acesso, que alcançam os dois maiores prédios, jardins, pilotis e auditórios, além da Biblioteca Central. Espera-se que, até 2005, toda a Universidade tenha sido coberta (com a instalação de mais 40 a 50 pontos de acesso).

Os usuários de laptops e handhelds que não tiverem a tecnologia Wi-Fi instalada em suas máquinas poderão utilizar cartões de acesso, disponíveis para empréstimo na biblioteca. A rede também vai beneficiar a comunidade acadêmica, já que será utilizada para pesquisa acadêmica do projeto "Engenharia de Redes e Serviços em Banda Larga".