main section

main content section

PUC-Rio inaugura rede WiFi com ênfase em segurança

26/07/2004 - Brasil Mobile

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inaugurou no dia 28 de junho sua primeira rede sem fio - Wireless Fidelity (Wi-Fi), que viabiliza o acesso de alunos, professores e funcionários à internet e à intranet da Universidade a partir de seus laptops e handhelds. A rede oferece cobertura com criptografia de dados em uma ampla área do campus e na Residência dos Padres.

Na primeira etapa de implantação da rede, foram instalados dez pontos de acesso em pontos estratégicos, que cobrem a área de maior circulação da Universidade, alcançando prédios, jardins, pilotis e auditórios, além da Biblioteca Central. O projeto da WiNGS Telecom definiu os locais mais apropriados para a instalação dos pontos de acesso de forma a garantir a máxima propagação do sinal com o menor custo, pelo emprego dos equipamentos certos na quantidade necessária.

Espera-se que, até 2005, toda a Universidade tenha sido coberta com a instalação de mais 40 a 50 pontos de acesso.

Outro aspecto importante e inovador do projeto da PUC-Rio foi a cobertura da Residência dos Padres, um espaço que fica afastado da área de maior circulação. A solução foi utilizar o bridge, um recurso que permitiu levar o sinal do prédio principal até o ponto afastado por meio de uma conexão WiFi ponto-a-ponto.

A rede da PUC-Rio também se destaca pelo uso de sofisticadas tecnologias de segurança: o padrão de comunicação IEEE 802.1X, com criptografia, e certificados digitais exclusivos para os membros da comunidade acadêmica e de pesquisa.

Para utilizar pela primeira vez a rede WiFi da PUC-Rio, alunos e professores acessam sua área pessoal restrita no Sistema Acadêmico - a intranet da Universidade - e fazem a requisição do certificado digital mediante o fornecimento de uma senha. Imediatamente, o Sistema Acadêmico emite uma solicitação ao servidor de certificados digitais da WiNGS Telecom, que gera uma chave digital. Por meio do Sistema Acadêmico, o usuário faz a instalação do certificado digital em seu computador utilizando a senha fornecida.

A partir desse momento, todos os acessos à rede WiFi da PUC passam a ser instantâneos, bastando a pessoa ligar seu laptop dentro da área de cobertura do campus. A Universidade mantém o certificado digital ativo até o final do semestre. Após esse período, é necessário que o usuário faça uma nova solicitação por meio do Sistema Acadêmico.

é importante lembrar que a comunicação segura de dados acontece apenas entre o laptop ou handheld do usuário e os pontos de acesso wireless instalados no campus. A informação segue aberta dos pontos de acesso até o destino final na Internet. Portanto, todos os cuidados que todo usuário deve ter no acesso à internet continuam os mesmos - não transmitir senhas por e-mail, acessar sites de sua confiança e instalar programas apenas de fontes seguras etc.

A cerimônia de inauguração aconteceu de 16 às 17h, em frente ao prédio do Rio Datacentro, localizado no campus da PUC-Rio, e contou com as presenças do Magnífico Reitor, padre Jesús Hortal Sánchez, S.J. e da professora do CETUC e presidente da WiNGS Telecom, Marlene Sabino Pontes, além de professores e alunos da Universidade.