main section

main content section

WiNGS Telecom cobriu a RioInfo 2005 com Wi-Fi

29/08/2005

Os visitantes, congressistas e expositores presentes à RioInfo 2005 - evento que reuniu empresas de tecnologia do Estado do Rio de Janeiro na Marina da Glória, de 22 a 24 de agosto - conectaram seus laptops e PDAs à internet através de rede Wi-Fi oferecida pela WiNGS Telecom.

Ao todo, foi coberta uma área de aproximadamente 3.000 metros quadrados, atendendo a cerca de 55 empresas expositoras, 60 congressistas e cerca de 1500 visitantes. A rede sem fio foi o único acesso à internet disponível na RioInfo, pois, segundo Benito Paret, diretor executivo da Riosoft, responsável pela organização do evento, "os estandes foram montados em apenas um dia e não haveria tempo para cabear todo o espaço do evento. A solução wireless atendeu à nossa demanda por uma montagem rápida para levar a internet a todos os estandes e salas de convenção".

Os visitantes que levaram laptops ou handhelds compatíveis com o padrão Wi-Fi associaram-se à rede da WiNGS Telecom e puderam utilizar a internet com todos os seus recursos, tais como ligações telefônicas pelo padrão voz sobre IP, download de jogos, vídeos e programas e acesso a e-mail pessoal, entre outros.

Já os usuários ligados à organização do evento, palestrantes e expositores, foram previamente cadastrados e tiveram garantida uma taxa de transferência maior. O gerenciamento das conexões foi realizado pelo servidor WiNGS Wireless Gateway, que controlou a banda concedida a cada um dos usuários da rede.

Para Marlene Pontes, presidente da WiNGS Telecom, "a solução combinada de rede Wi-Fi e servidor wireless dedicado é o ideal para feiras e eventos, tanto pela viabilidade da montagem, quanto pelo controle sobre os recursos da rede". O servidor WiNGS Wireless Gateway impede que um usuário fazendo download de arquivos prejudique todos os demais, já que o volume de dados para download e upload de cada um pode ser configurado individualmente pelo administrador da rede.