main section

main content section

Banda larga wireless terá destaque na Telexpo

04/09/2005

O uso da banda larga sem fio para acesso à internet e intranets, que há bem pouco tempo era um tema restrito às grandes corporações, vem tornando-se cada vez mais popular e passa a abranger um número crescente de médias e pequenas empresas. O Wi-Fi está alcançado as residências e outros tipos de negócio sem relação direta com as telecomunicações ou a tecnologia, como hotéis, restaurantes, aeroportos, bares e outros ambientes públicos.

A Sessão Técnica A Banda Larga Sem Fio Já Chegou vai discutir as tendências para as tecnologias sem fio Wi-Fi, WiMAX. Serão abordadas as características de cada uma e os benefícios que podem trazer para empresas e entidades de diferentes segmentos, bem como sua convivência e complementaridade com o 3G. O WiMAX será exposto pelas diferentes perspectivas do WiMAX Forum e da Anatel. Também serão apresentados os casos de implementação de redes Wi-Fi corporativas nas visões da PUC-Rio e da Petrobrás com casos de implementação interna.

  • Marlene Pontes, presidente da WiNGS Telecom - vai apresentar tecnologias de acesso em banda larga, com destaque para WiMAX e Wi-Fi, suas aplicações e aspectos de planejamento e projeto de engenharia para implementação desses novos sistemas.
  • Mohammad Shakoury, vice-presidente de Marketing do WiMAX Forum - fala sobre o desenvolvimento do padrão WiMAX, suas aplicações e integração com outras tecnologias.
  • Francisco Carlos Giacomini Soares, gerente-geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel - vai apresentar o ponto de vista da Anatel sobre questões regulatórias e, em particular, a utilização do espectro por essas tecnologias.
  • Waldo Russo, presidente da Union Engenharia - vai tratar das aplicações e oportunidades de negócio com tecnologia WiMAX no mercado brasileiro.
  • Luiz da Silva Mello, professor do CETUC/PUC-Rio e Edhen Cruz, da Petrobrás - vão tratar dos casos de implementação de Wi-Fi em suas respectivas instituições, abordando os benefícios para usuários.