main section

main content section

Comunicação sem fio é item fundamental de segurança em plataformas oceânicas

31/08/2005

A comunicação sem fio por meio de rádio é fundamental para a segurança das pessoas que trabalham nas plataformas oceânicas de exploração de petróleo. Só assim elas podem relatar problemas operacionais à central ou ser avisadas da necessidade de evacuação de um determinado local.

A estrutura metálica dessas plataformas dificulta a propagação de sinais eletromagnéticos, exigindo a elaboração de projetos específicos para levar a cobertura a todos os seus espaços. O modelo central de cobertura - uma antena irradiando para toda a plataforma - não funciona nesse tipo de estrutura porque cobre apenas as áreas abertas. O projeto de telecomunicações para as plataformas deve levar em conta a instalação de antenas internas para a extensão da cobertura.

Em setembro e outubro de 2003, a WiNGS Telecom implementou cobertura rádio em 10 plataformas oceânicas de exploração de petróleo na Bacia de Campos com o objetivo de melhorar a comunicação entre as equipes embarcadas. A cobertura permitiu a comunicação entre rádios na freqüência de UHF, cobrindo todas as áreas internas, sempre com prioridade para os espaços de operação onde a comunicação é mais crítica.